A Administração Municipal de Curimatá expede Nota de Pesar pelo falecimento do Bispo Emérito

O Município de Curimatá e seus filhos recebem com bastante pesar a notícia do falecimento do Bispo Emérito, neste sábado, 28 de abril de 2018, no HUT (Hospital de Urgência de Teresina), por múltipla falência de órgãos. E a Administração Municipal DECRETA luto oficial por 3 (três) dias.

O prefeito Valdecir Júnior, lamenta profundamente o falecimento do Bispo, onde nesta tarde, na funerária Pax União em Teresina, teve a oportunidade de se despedir do querido Bispo, juntamente com o padre José Alves Carvalho, Madalena Elvas Falcão e Maria das Mercês Lustosa que acompanhou e cuidou do Bispo durante os seus ultimos 26 anos. O prefeito continuou destacando as lições de humildade, coragem, e que a igreja tem uma grande função social,
que precisa esta ao lado do povo em suas lutas. “Bispo Emérito deu um impulso à Diocese nas Pastorais, colaborando gradiosamente para nossa região, um homem santo e devoto a verdadeira caridade, beneficiou com sua generosidade muitas famílias carentes da região, advindo das suas palavras e atitudes. Deixará saudades e exemplos de fé, amor e cidadania, dignos dos grandes benfeitores da humanidade.”

Dom Ramon Lopes Carrozas – Nasceu no dia 31 de agosto de 1937 em Sarria (Lugo-Galicia) – Espanha.Pertence à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, Padres Mercedários.Estudos Filosóficos e Teológicos, Mosteiro Mercedário de Poyo – Pontevedra – Espanha.Profissão Solene na Ordem Mercedária, 03 de setembro de 1958, Mosteiro de Poyo.Ordenação Sacerdotal 10 de abril de 1960, Mosteiro Mercedário de Poyo.
Mestrado em Teologia Dogmática em Salamanca 1961 – Espanha.

Chegou ao Brasil em 03 de fevereiro de 1967; Trabalhou no Piauí, na evangelização e na Educação, 1967 – 1972; Pároco no Rio de Janeiro, Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, 1972 -1979 ; Bispo Auxiliar na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, 1979 – 1989. Desde 1989, Bispo Diocesano. Lema Episcopal: Servire non Serviri.
A 04 anos era Bispo Emérito na Diocese de Bom Jesus – PI.