Administração Municipal intensifica ações de combate e prevenção à Aids em Curimatá, campanha “Dezembro Vermelho”.

Dezembro é o mês de Luta Contra a AIDS. Pensando nisso a administração municipal de Curimatá, por meio da secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 04 de dezembro de 2019, na Unidade Básica de Saúde Estelita Guerra de Macedo, no bairro Nova Curimatá, a campanha “Dezembro Vermelho”, para intensificar a prevenção contra esse vírus.

A campanha “Dezembro Vermelho” tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e combate à AIDS. A mobilização acontece em todo o Brasil em razão do Dia Mundial de Luta Contra AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro.

“Nós fizemos o “Setembro Amarelo”, de alerta sobre o suicídio, depois o “Outubro Rosa”, de combate ao câncer de mama, continuamos com a campanha  “Novembro Azul”, de alerta ao câncer de próstata, e vamos fechar o ano com o “Dezembro Vermelho”, cujo enfoque são as infecções sexualmente transmissíveis (IST)”, relatou o prefeito Valdecir Júnior.

A enfermeira Veronica Brito falou da importância da prevenção e combate à AIDS. “Fico feliz por ver que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais, elas estão procurando os postos de saúde do nosso município, como medida de prevenção, só nesta manhã fizemos mais de 40 testes rápidos, na Unidade Básica de Saúde Estelita Guerra de Macedo”.

A AIDS é uma doença infecciosa transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. O Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.