O prefeito Valdecir Júnior realiza audiência pública para abertura das comportas da Barragem Algodões II

A Administração Municipal de Curimatá, por intermédio do prefeito Valdecir Júnior realizou nesta terça-feira, 01 de outubro de 2019, uma audiência pública no Centro Social Lucas Seixa Doca. Com a presença da população, dos vereadores Adonaldo Bastos, Luziene, Ivandi, Tiago e Josemar, representantes da agespisa Ubirajara Nepomuceno e Josafá Correia, do ex servidor da Agespisa Eniuton Guerra, secretários municipais Kleber Carvalho, Anubete Angelino, Adna e Cristiano, da Presidente do Poder Legislativo de Júlio Borges Mariângela, do assessor de tributos do Município Sr. Henrique Iglesias Cabral, do Representante da ADAPI e Assesor do Município Sr. Gabino Nunes.

O objetivo da audiência foi o entendimento da população para a abertura das comportas da barragem de Algodões II, em razão do esvaziamento da barragem Vereda da Cruz, a população não tem mais condições de consumir a água sequer para tomar banho, tendo em vista que algumas pessoas já estão tendo alergias. A barragem Algodões II foi construída no município de Curimatá para atender a população Curimataense, mais no momento apenas o munícipio de Júlio Borges e algumas localidades no entorno dela estão sendo atendidas, hoje o Reservatório possui cerca de 23% da sua capacidade, o que representa cerca de 56,8 milhões de metros cúbicos de água, um verdadeiro mar de água.
Os participantes presentes também manifestaram o apoio quanto à abertura das comportas, como foi o caso da senhora Gercina Reinaldo, “sou a favor da distribuição da água, não podemos pensar só em nós, quantas pessoas sendo prejudicadas e temos uma grande quantidade de água presa.”

O prefeito Valdecir Júnior vem buscando soluções para esse problema e falou das localidades que existem ao longo do percurso do leito do Riacho Curimatá e onde as pessoas estão sofrendo com a falta de água. Não podemos ser egoístas, não haverá desperdício, essa água infiltra e vai abastecer os poços cacimbões que existem ao logo do perímetro. Colocaremos os tratores para limpar o leito da baragem, tirar cercas e pequenas barragens. Estamos consumindo uma água de péssima qualidade, com um teor altíssimo de cloro e sulfato, as pessoas estão adoencendo, e temos um oásis na barragem. Não podemos mais permitir nosso povo sofrendo, a cada 10 pessoas que hoje vem ao meu encontro, oito são para pedir solução pela escassez de água. Nossa população anseia por água e de qualidade, abriremos as comportas com o apoio da população por dois meses.

A liberação da água pelo Riacho Curimatá visa atender todas as comunidades que localizam a margem do riacho, desde a barragem Algodões II até Lagoa de Pau D’arco.