Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza em Curimatá

Seguindo o calendário Nacional de Vacinação, a secretaria municipal de saúde de Curimatá iniciou nesta quinta-feira, 26 de abril a campanha de vacinação conta a Influenza(gripe).

A influenza é uma infecção viral aguda, de elevada trasmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A transmissão se dá através de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, respirar ou pelas mãos levadas à boca, olhos ou nariz após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. A vacina mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

A secretária de saúde Maria das Neves alertou que a vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos dos vírus variam ano a ano. “Estamos iniciando mais uma campanha contra a gripe e nosso apelo é que o público-alvo compareça as unidades. Pretendemos não apenas alcançar a meta de 90% de cada grupo, como reduzir casos graves da doença que levam à hospitalização e aumentam o risco de morte. Por isso estamos sensibilizando toda a população para que procurem os postos.”

A orientação do Prefeito Valdecir Júnior, nesse caso, tem o mesmo significado de Determinação, isto é, o serviço público deve e tem que está acessível à população.” A nossa missão é criar condições de poder oferecer mecanismos de saúde e proteção à nossa Gente. Fico imensamente satisfeito em ver que a nossa política de saúde esteja dando resultados. Portanto, estejam certos que essa Campanha de vacinação superará o atendimento alcançado na campanha do ano passado.”

As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do Centro, da vila Baio e do bairro Batateira, de segunda a sexta das 7:00h às 12:00h, na unidade do bairro Nova Curimatá, terça e quinta-feira, das 13:00 as 17:00. Todos devem apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS e documento original com foto, no caso de doenças crônicas, é importante apresentar documentação que comprove a condição.

A campanha é realizada com os seguintes grupos:
26 e 27/04
*Trabalhadores da saúde,
*crianças de 06 meses a menores de 5 anos,
*Puérperas
30/04 a 04/05
*Idosos
07/05 a 11/05
* Idosos e Gestantes
Dia “D” (todos os grupos)
14/05 a 18/05
* Comorbidades (doenças crônicas) e Professores
21/05 a 25/05
* Todos os grupos
28/05 a 01/06
* Todos os grupos e a segunda dose para crianças de 6 meses e menores de 5 anos.